Clique no ícone ao lado para fazer o download da aula de eletroneuromiografia - Dr. Ronnyson

A eletroneuromiografia é um exame realizado somente por médicos especializados em neurofisiologia clínica e tem como objetivo principal avaliar a função dos nervos, músculos e da ligação entre esses. 

O exame apresenta 2 etapas principais: o estudo de condução nervosa (pequenos choques nos nervos) e a eletromiografia (algumas poucas agulhadas nos músculos). 

A eletroneuromiografia consiste em um exame fundamental na investigação das mais diversas doenças que acometem os nervos e os músculos, permitindo um melhor entendimento das causas de dormência e fraqueza que afetam o paciente. Além de definir onde possivelmente está o problema, o exame permite inferir a gravidade e o prognóstico das lesões. 

Os sintomas mais comuns que levam o paciente a fazer esse exame são:

- Dormência nas mãos ou nos pés

- Dor na região cervical ou lombar

- Dor nos braços ou nas pernas

- Fraqueza nos braços, nas pernas ou no rosto

- Tremores

 

Um exame de eletroneuromiografia com  qualidade dura em média cerca de 40-60 minutos e, ao término do exame, o paciente estará apto para retomar suas atividades normais. Não existe limite de idade para a realização do exame (pode ser feito em recém-nascidos, crianças e idosos). Sempre procure certificar se o profissional com quem realizará o exame apresenta formação adequada em neurofisiologia clínica e aprovação na prova de título de especialista promovida pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. Dessa forma, é possível evitar a necessidade de repetir o exame com um novo médico e as chances de descobrir as causas dos sintomas que levaram a realização do exame são muito maiores.